De acordo com a psicóloga Luciane Beltrami, de Santa Maria, esse calor fora de época e as mudanças bruscas de temperatura são gatilhos para tirar as pessoas do sério. Mas, ela diz que o importante, nesses dias, é focar em não ficar refém do tempo:
Inverno é o mais quente dos últimos 10 anos em Santa Maria
– Essas mudanças bruscas de temperatura e a confusão nas estações podem gerar oscilação de humor. Mas temos de procurar focar nas prioridades do dia a dia, resolvendo um assunto de cada vez e interagindo com as pessoas ao nosso redor. Fazer exercícios físicos libera endorfina, que estimula a melhora dos sintomas de desânimo, falta de vontade e ansiedade. Cuidar a maneira de agir e avaliar o comportamento conosco e com os outros é fundamental para não gerar uma série de hábitos tóxicos, que destroem as relações e impossibilitam uma vida estável em qualquer estação do ano.
Os ponchos voltaram com força total neste inverno
Além disso, de acordo com a especialista, em vez de nos deixarmos influenciar pela irritação, o ideal é aproveitar o sol e o calor fora de época.
– Nos dias de sol, calor e luz, a energia está no ar. Parece que há mais brilho e cor em tudo, inclusive nas pessoas. Além do mais, dias quentes e iluminados são atrativos para interagir com amigos, sair, passear ao ar livre, e esse convívio social faz com que as pessoas sintam-se mais receptivas. Nos dias cinzentos, as pessoas ficam mais quietas e introspectivas, socializando menos. Contudo, deve-se lembrar que, tanto nos dias claros quanto nos escuros, acontecem eventos bons e ruins. Todos os dias podem ser proveitosos, independente do clima – diz Luciane.
PREPARAÇÃO
Já que é inevitável lidar com a instabilidade do inverno, e já que ela deve durar até outubro, Luciane diz que o jeito é estar preparado, física e emocionalmente, para o que está por vir:
10 coisas que você não imaginou que faria neste inverno (mas está fazendo)
– Primeiramente, deve-se estar sempre preparado para todas as estações num só dia, para não passar frio e ficar doente. Não se tem receitas para ficar calmo sempre, pois um pouco de estresse nos impulsiona para frente. O ideal, para mantermos o equilíbrio, é uma alimentação adequada, exercícios físicos, lazer, convívio com família e amigos, noites bem dormidas e, claro, cuidar da saúde emocional.